Esta Red cuenta con el auspicio del Ministerio de Ciencias y Tecnología, a través del CNPq – Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (Ordenanza 016/2004 – PROSUL). Su propósito consiste en promover la integración entre grupos de investigación que operan en el área de transportes de los países Iberoamericanos, cuyo foco principal son los Polos Generadores de Viajes. La Red, a través de sus investigadores, ha producido un conjunto de tesis, conforme archivos presentados en el módulo “Producciones de la Red”. Otros artículos, que también han sido desarrollados por miembros de la Red sobre temas de interés, se encuentran en el mismo módulo Producción de la Red. Nuestra Red PGV há sido credenciada por el CNPq/FAPERJ como núcleo de excelencia, según lo resultado complementar del Programa Pronex, direccionado a “grupos organizados de investigadores y técnicos de alto nivel, en permanente interacción, con capacidad y tradición reconocidas en sus áreas del funcionamiento técnico-científico, capaces de funcionar como fuente de generación y transformación del conocimiento científico para el uso en programas y proyectos de importancia al desarrollo del país”. Leer más...

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
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A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo(a)  que o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano” está sendo disponibilizado em nosso site.  Para acessar e baixar seus capítulos,  basta clicar aqui

 

Ressalta-se que esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7)  foi elaborada por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai),  contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

 

 

 

Este Livro aborda temas urbanos relevantes e atuais tendo sido publicado  pela  Universidad Autónoma del Estado de México sob a coordenação dos Professores Juan Roberto Calderón Maya, Carlos Alberto Pérez Ramírez, Mirosława Czerny. Esta obra foi  gentilmente  disponibilizada pelos autores, nos dando oportunidade de compartilhar com você. Para acessar, basta clicar aqui.
 
 

É uma iniciativa elogiável que envolve algumas importantes instituições da Espanha com o propósito de analisar e refletir sobre a contribuição do transporte público na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. O OMM publica um relatório anual referente a mobilidade das metrópoles que participam deste projeto. Vale a pena consulta-los, basta clicar aqui.

 

 

Para conhecer os novos artigos publicados recentemente e disponibilizados em nosso site, acesse aqui

Agora, caso queira fazer um download dos artigos listados abaixo e publicados recentemente em renomados periódicos, favor clicar no título de interesse:

- Evaluación espacial de zonas potenciales de centros de distribución de cafés especiales, caso del Departamento de Nariño-Colombia

- Improving equity using dynamic geographic accessibility data for urban health services planning

- Dynamic accessibility by car to tertiary care emergency services in Cali, Colombia, in 2020: cross-sectional equity analyses using travel time big data from a Google API

- Car-Free Day on a University Campus: Determinants of Participation and Potential Impacts on Sustainable Travel Behavior

- Elementos e fundamentos para a concepção de um sistema de mobilidade urbana orientado à inclusão social

The impact of transit monetary costs on transport inequality

Accesibilidad y equidad espacial al transporte público para pacientes con enfermedad neurodegenerativa en Santiago de Cali, Colombia

- Understanding transport related social exclusion through the lens of capabilities approach

Relações entre as estimativas do Índice ACC e do Walk Score® em cidades brasileiras: o caso de Niterói, RJ

- Evaluating the performance of highway concessions through public-private partnerships using a fuzzy multi-criteria decision-making procedure

- Balancing time: Using a new accessibility measure in Rio de Janeiro

- A Multitier Approach to Estimating the Energy Efficiency of Urban Passenger Mobility

- Assessment for the Social Sustainability and Equity under the Perspective of Accessibility to Jobs

- Resilience and Vulnerability of Public Transportation Fare Systems: The Case of the City of Rio De Janeiro, Brazil

- Artigos da Revista Transportes volume 29, n. 1 (2021)

 

 

Para acessar os artigos dos Anais da 35º ANPET, clique aqui

Para acessar os vídeos apresentados no RDT – XVII Rio de Transportes, clique aqui

 

 

Livro de Luis Willumsen (consultor independente e professor visitante na University College London), pode ser acessado aqui.

Outros Livros interessantes da Editora Routledge,  acessar aqui.

 

 

Gostaríamos de compartilhar a nota publicada pelo IPEA sobre a situação da Covid-19 e o acesso da população aos serviços de saúde nas 20 maiores cidades do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique AQUI.

Essa nota é um dos resultados do “Projeto Acesso a Oportunidades” que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. Para mais informações, clique AQUI.

Esse Projeto é coordenado pelo pesquisador Rafael Pereira, cuja tese de doutorado também pode ser encontrada no site da Rede. Para consultá-la, clique AQUI.

 

 

 

Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países,  e  fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar AQUI.

 

 

 

Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.

Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.

clique AQUI para visualizar o artigo.

 

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