Esta Red cuenta con el auspicio del Ministerio de Ciencias y Tecnología, a través del CNPq – Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (Ordenanza 016/2004 – PROSUL). Su propósito consiste en promover la integración entre grupos de investigación que operan en el área de transportes de los países Iberoamericanos, cuyo foco principal son los Polos Generadores de Viajes. La Red, a través de sus investigadores, ha producido un conjunto de tesis, conforme archivos presentados en el módulo “Producciones de la Red”. Otros artículos, que también han sido desarrollados por miembros de la Red sobre temas de interés, se encuentran en el mismo módulo Producción de la Red. Nuestra Red PGV há sido credenciada por el CNPq/FAPERJ como núcleo de excelencia, según lo resultado complementar del Programa Pronex, direccionado a “grupos organizados de investigadores y técnicos de alto nivel, en permanente interacción, con capacidad y tradición reconocidas en sus áreas del funcionamiento técnico-científico, capaces de funcionar como fuente de generación y transformación del conocimiento científico para el uso en programas y proyectos de importancia al desarrollo del país”. Leer más...

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
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A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo(a)  que o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano” está sendo disponibilizado em nosso site.  Para acessar e baixar seus capítulos,  basta clicar aqui

 

Ressalta-se que esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7)  foi elaborada por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai),  contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

 

 

 

“Introdução à acessibilidade urbana um guia prático em R”

Este Livro publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) foi elaborado em 2022 pelos pesquisadores Rafael H. M. Pereira e Daniel Herszenhut.  O livro começa com uma visão geral sobre o conceito e indicadores de acessibilidade, ensinando, a seguir, como analisar dados espaciais e de redes de transporte para se calcular estimativas de acessibilidade por diferentes modos de transporte e como visualizar esses resultados em mapas e gráficos. Também busca familiarizar o leitor com dados de redes de transporte público em formato GTFS e ensina como manipular e visualizar esse tipo de dado. Num dos seus principais capítulos, o livro ensina ainda como os dados e metodologias podem ser utilizados para avaliar o impacto de projetos de transporte sobre as condições de acesso a oportunidades da população. Por fim, o livro ensina como baixar, analisar e visualizar estimativas de acessibilidade já calculadas para cidades brasileiras e disponibilizadas pela equipe do Projeto Acesso a Oportunidades (AOP) do Ipea.  Para mais informações, basta clicar aqui.

 

"Ciudad y Ambiente: Procesos y transformaciones en contextos urbanos”

Este Livro foi elaborado  em 2021 sob a coordenação dos Professores Juan Roberto Calderón Maya, Carlos Alberto Pérez Ramírez, Mirosława Czerny da Universidad Autónoma del Estado de México. Esta obra está estruturada em três seções:  1) Abordagens teórico-conceituais para o planejamento urbano, 2) Contribuições metodológicas para a análise da relação cidade e ambiente e 3) Os resultados de pesquisas que descrevem "Transformações urbanas e desafios ambientais", destacando o impacto do crescimento e da dinâmica das cidades, não apenas nas condições de vida da população, mas também na disponibilidade de recursos naturais e nos serviços ecossistêmicos que eles fornecem. Para acessar, basta clicar aqui.

 

"Estudo de Polos Geradores de Tráfego e de seus impactos nos sistemas viários e de Transportes”

Este Livro, de autoria dos Professores Licínio da Silva Portuigal e Lenise Grando Goldner, foi publicado pela editora Blucher em 2003 e está esgotado já faz bom tempo. Entretanto continua sendo muito procurado. Neste sentido, estamos disponibilizando os capítulos deste livro. Para visualizar clique aqui.

 
 

Será realizado em Guimarães, Portugal, na Universidade do Minho, de 16 a 18 de outubro de 2024. Para mais informações,  consultar aqui. 

 

 

Este Workshop - totalmente contextualizado na atual regulamentação nacional e em experiências e tendências internacionais - fornece uma visão geral dos impactos de aeroportos em áreas urbanas próximas, incluindo ruído aeronáutico, poluição do ar e áreas de segurança contra acidentes aéreos.  Nesse sentido, são apresentadas as várias técnicas que podem ser usadas para monitorar e mitigar esses impactos negativos, no entorno dos aeroportos, incluindo a gestão da qualidade do ar e o adequado planejamento do uso do solo. O Workshop também discute a importância da participação pública no planejamento e desenvolvimento de um aeroporto, e como lidar, efetivamente, com estas questões, apresentando estratégias e soluções amplamente utilizadas em todo o mundo. O Instituto IDEA ainda permite uma oportunidade para a obtenção de um certificado. Para isto, entre em contato pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., a fim de formalizar a finalização do curso, através de uma seção tira-dúvidas, e obtenção do certificado. Para acessar as videoaulas e os links de acesso para cada um dos 5 módulos e respectivos tópicos abaixo.

 

Módulo 1 / Dia 1

APRESENTAÇÃO – Conteúdo Programático (7 min.): https://youtu.be/6JWBOWlCbIU 

PARTE A – Ruído Aeronáutico – Introdução Histórica (20 min.): https://youtu.be/WzS_2kWbRjs 

PARTE B – Ruído Aeronáutico – Problemática (9 min.): https://youtu.be/SKyEGLNBbFk 

PARTE C – Ruído Aeronáutico – Medidas Mitigadoras no Observador (16 min.): https://youtu.be/cHgBH953nWE

 

Módulo 2 / Dia 2 

PARTE A – Ruído Aeronáutico – Poluição Sonora (19 min.): https://youtu.be/HvGuAFWj5B8  

PARTE B – Ruído Aeronáutico – Incômodo Sonoro (14 min.): https://youtu.be/Z3OCjjRIzuk    

PARTE C – Ruído Aeronáutico – Estudo de Caso - INM (6 min.): https://youtu.be/utheoQ5iyow  

 

Módulo 3 / Dia 3 

PARTE A – Poluição do Ar x Qualidade do Ar (9 min.): https://youtu.be/3YneQ2R9kEM 

PARTE B – Poluição do Ar – Energia Fóssil e Ozônio (17 min.): https://youtu.be/VbWveWgQ4EY      

PARTE C – Poluição do Ar – Halons, Contrails e Impasse Tecnológico (13 min.): https://youtu.be/hFtISwmrRYo  

 

Módulo 4 / Dia 4 

PARTE A – Risco da Fauna (16 min.): https://youtu.be/jNWtqF9g1CU  

PARTE B – Conteúdo Extra | Drones ou VANTs (3 min.): https://youtu.be/oUeOLn9RK84    

PARTE C – Planos de Zona de Proteção (27 min.): https://youtu.be/60zQbcvt-Ic  

 

Módulo 5 / Dia 5 

PARTE A – Estruturas de Controle – PEZR e CGRA (7 min.): https://www.youtube.com/watch?v=clD_EcCHO04 

PARTE B – Estruturas de Controle – CGRF e Balaced Approach (8 min.): https://youtu.be/V8zKIj2TCvc      

PARTE C – Estudo de Caso: Congonhas – São Paulo - SP (9 min.): https://www.youtube.com/watch?v=NImuh2-TRTQ   

PARTE D – Tendências Futuras (17 min.): https://www.youtube.com/watch?v=e5v00ar6zbQ 

PARTE E – Estruturas de Controle - Conclusões (9 min.): https://youtu.be/POjXRSTIaTs 

 

 

Para conhecer os novos artigos publicados recentemente e disponibilizados em nosso site, acesse aqui

Agora, caso queira fazer um download dos artigos listados abaixo e publicados recentemente em renomados periódicos, favor clicar no título de interesse:

- Reverse engineering cycling culture using stakeholders` perceptions of well-established examples - Insights from Enschede and Münster

- Modeling the resilience of urban mobility when exposed to the COVID-19 pandemic: A qualitative System Dynamics approach

- Ambiente construído e a caminhada entre os idosos: uma revisão sistemática

- Análise da qualidade de serviço de sistemas de bicicletas compartilhadas: um olhar para a percepção dos usuários

- Does better accessibility help to reduce social exclusion? Evidence from the city of São Paulo, Brazil

- Evaluación espacial de zonas potenciales de centros de distribución de cafés especiales, caso del Departamento de Nariño-Colombia

- Improving equity using dynamic geographic accessibility data for urban health services planning

- Dynamic accessibility by car to tertiary care emergency services in Cali, Colombia, in 2020: cross-sectional equity analyses using travel time big data from a Google API

- Car-Free Day on a University Campus: Determinants of Participation and Potential Impacts on Sustainable Travel Behavior

- Elementos e fundamentos para a concepção de um sistema de mobilidade urbana orientado à inclusão social

The impact of transit monetary costs on transport inequality

Accesibilidad y equidad espacial al transporte público para pacientes con enfermedad neurodegenerativa en Santiago de Cali, Colombia

- Understanding transport related social exclusion through the lens of capabilities approach

Relações entre as estimativas do Índice ACC e do Walk Score® em cidades brasileiras: o caso de Niterói, RJ

- Evaluating the performance of highway concessions through public-private partnerships using a fuzzy multi-criteria decision-making procedure

- Balancing time: Using a new accessibility measure in Rio de Janeiro

- A Multitier Approach to Estimating the Energy Efficiency of Urban Passenger Mobility

- Assessment for the Social Sustainability and Equity under the Perspective of Accessibility to Jobs

- Resilience and Vulnerability of Public Transportation Fare Systems: The Case of the City of Rio De Janeiro, Brazil

- Artigos da Revista Transportes

 

 

Consulte informações e publicações de interesse disponibilizadas pelo Observatório de la Movilidad Metropolitana, que conta com direção técnica de Professores(as) da Universidad Politécnica de Madrid e reúne autoridades das principais áreas metropolitanas espanholas.

 

 

Gostaríamos de compartilhar a nota publicada pelo IPEA sobre a situação da Covid-19 e o acesso da população aos serviços de saúde nas 20 maiores cidades do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique AQUI.

Essa nota é um dos resultados do “Projeto Acesso a Oportunidades” que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. Para mais informações, clique AQUI.

Esse Projeto é coordenado pelo pesquisador Rafael Pereira, cuja tese de doutorado também pode ser encontrada no site da Rede. Para consultá-la, clique AQUI.

 

 

 

Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países,  e  fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar AQUI.

 

 

 

Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.

Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.

clique AQUI para visualizar o artigo.

 

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