Livros

 

Transportes, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano

 

 

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo(a)  que o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano” está sendo disponibilizado em nosso site.  Consulte abaixo:

 

  CH00-Apresentação

  CH01-Um panorama inicial sobre transporte, mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento urbano

  CH02-Desenvolvimento e mobilidade sustentáveis

  CH03-Índices de desenvolvimento e mobilidade sustentáveis

  CH04-Caracterização da acessibilidade e suas relações com a mobilidade e o desenvolvimento

  CH05-Concepção de uma abordagem baseada na acessibilidade e orientada à mobilidade sustentável na realização de planos e estudos de mobilidade

  CH06-Macroacessibilidade orientada à equidade e à integração com o território

  CH07-Mesoacessibilidade orientada ao transporte público e ao não motorizado com foco no desenvolvimento equilibrado e autônomo

  CH08-Microacessibilidade orientada ao transporte não motorizado

  CH09-Mobilidade sustentável e o TOD - desenvolvimento orientado ao transporte

  CH10-Mobilidade segura

  CH11-Mobilidade inclusiva

  CH12-Mobilidade justa socialmente

  CH13-Mobilidade produtiva

  CH14-Mobilidade verde

  CH15-Mobilidade com qualidade

 

 

Ressalta-se que esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7)  foi elaborada por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai),  contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

 

 

 

 

Guia DOTS para cuidades intermédias 100.000 - 300.000 Habitantes

 

Esta é uma publicação resultante de uma investigação realizada como requisito para solicitar o título de Engenheiros de Transportes e Estradas. O conteúdo representa a análise realizada pelos autores e, por nenhuma razão, compromete a posição dos documentos referenciados para a elaboração desta publicação. Assim, os documentos são:

 

EMBARQ Brasil. (2015). Manual de desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável DOTS cidades. Brasil: Embarq. Delhi Tod Policy & Regulations Interpretation. (2014). Transit Oriented Development Manual. India: WRI India. Department Of Infrastructure And Planning. (2014). Transit Oriented Development: Guide for practitioners in Queensland. Brisbane, Australia: Toward 2. Institute For Transportation And Development Policy. (2013). TOD Standard. New York: ITDP. Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority. (2010). Transit Oriented Development Guidelines. Atlanta: Marta. Sarmiento, C; Clerc, J. (2016). Guía DOTS para comunidades urbanas. 2ed. Ciudad de México: CTS EMBARQ México. Secretaría Distrital De Planeación. (2014). Subsistema vial y de transporte. Serie de Documentos DOTS. Bogotá, Colombia. The institute for transportation and development policy. (2013). Desarrollo Orientado Al Transporte. Ciudad De México: Critico Gráfico.

Para mais informações sobre o Guia DOTS para cidades intermediárias e seu processo de qualificação e verificação, entre em contato com: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Para Visualizar o Guia DOTS clique aqui.

 

 


Polos Geradores de Viagens Orientados a Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos de Taxas e Geração de Viagens

 

 

 

Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países,  e  fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar aqui.

 

 

 

 

 

 

Livro Celebra 25 anos da Pós-Graduação em Engenharia Urbana na UFSCAR

 

Em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar completou 25 anos do recebimento de seus primeiros alunos e, para celebrar a data, organizou e acaba de lançar livro com textos que relatam, em 20 capítulos, pesquisas nas quatro áreas temáticas do Programa: Saneamento, Urbanismo, Transportes e Geotecnia e Geoprocessamento.

Intitulado "25 anos: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar", o livro tem o objetivo, além de comemoração, de divulgar a identidade, o pioneirismo e a resistência do Programa ao longo de sua história. Criado em 1994 com o nome de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e curso de mestrado, o Programa já tinha como única área de concentração a Engenharia Urbana, que passou a nomeá-lo em 1999. O doutorado foi criado em 2007.

Os capítulos do livro reforçam a importância e a pluralidade das pesquisas desenvolvidas no PPGEU, sempre buscando compreender e propor soluções às cidades, bem como capacitar pesquisadores com visão holística dos problemas urbanos e, assim, ajudar a construir cidades mais urbanas e sustentáveis. Essas pesquisas vinculam-se a duas linhas de pesquisa: "Gestão, Planejamento e Tecnologia aplicados à Engenharia Urbana" e "Estudo de Processos e Fenômenos aplicados à Engenharia Urbana".

Até o final de 2019, eram 425 as dissertações de mestrado e 45 as teses de doutorado defendidas no PPGEU. Outro resultado importante foi a realização pioneira de dois grandes eventos voltados ao encontro entre programas de pós-graduação na área, o Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (SIMPGEU), cuja primeira edição aconteceu na UFSCar em 2006 e que, a partir de 2017, tornou-se o Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb), atualmente em sua terceira edição.

O livro em comemoração aos 25 anos do PPGEU pode ser baixado gratuitamente na página do Programa. A organização é das docentes do Programa Kátia Sakihama Ventura, Denise Balestrero Menezes, Luciana Márcia Gonçalves e Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, todas vinculadas ao Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar. A edição é da Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI) da Universidade.

Link da notícia: https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12636

 

 

 ESTUDO DE POLOS GERADORES DE TRÁFEGO e seus impactos nos sistemas viários de Transportes

 

 

 

O Este Livro de autoria dos Professores Licínio da Silva Portuigal e Lenise Grando Goldner, foi publicado pela editora Blucher em 2003 e está esgotado já faz bom tempo. Entretanto continua sendo muito procurado. Neste sentido, estamos disponibilizando os capítulos deste livro. Para visualizar clique na capítulo desejado abaixo:

 

 

Cap. 0 - Resumo e Indíce

 Cap. 1 - Introdução

 Cap. 2 - Caracterização de PGT

 Cap. 3 - Localização e Produção de Viagens - PGT

 Cap. 4 - Processo de Análise

 Cap. 5 - Os shopping Centers e os Supermercados

 Cap. 6 - Delimitação da Área de Influência de Shopping Centers

 Cap. 7 - Geração de Viagens

 Cap. 8 - Escolha Modal

 Cap. 9 - Estacionamentos

 Cap. 10 - Distribuição e Alocação de Viagens

 Cap. 11 - Conclusões e Recomendações final

 


 

Propuesta de un Plan de Movilidad Urbana para la Zona Metropolitana de Cancún (zmc), México 

 


O  objetivo geral desta publicação é caracterizar o atual sistema de mobilidade urbana da Zona Metropolitana de Cancún (ZMC) – México, para identificar os principais  problemas que restringem uma mobilidade urbana mais eficiente e eficaz.Em termos específicos, pretende-se: 1. Examinar abordagens disponíveis sobre a mobilidade urbana para respaldar teórica e metodologicamente o desenvolvimento desta pesquisa. 2. Apresentar estudos de caso bem-sucedidos em termos de mobilidade urbana e que abrangem: o transporte motorizado, os pedestres e os transportes públicos, a fim de estabelecer e explicar os principais fatores a considerar nesta investigação. 3. Realizar um diagnóstico da mobilidade urbana na área Metropolitana de Cancún (ZMC). 

 Para mais informações, clicar AQUI 

 


 

Trasporte Aéreo no Brasil: Uma Visão de Mercado

 

O livro tratará de uma introdução ao estudo de transporte aéreo, com ênfase na questão de ensino. Assim, se busca fazer o leitor entender os conceitos básicos necessários para se desenvolver no campo do transporte aéreo. Seja nas questões ligadas a aeroportos, empresas aéreas, controle do tráfego aéreo e mesmo do planejamento do sistema de transporte aéreo doméstico ou internacional. O livro se inicia com um panorama internacional e nacional (Brasil) do transporte aéreo em termos de passageiros, cargas e movimento de aeronaves. Em seguida discute as principais componentes do sistema de transporte aéreo, isto é, empresas aéreas, aeroportos e controle do tráfego aéreo. Após isto entra na questão das metodologias relacionadas aos estudos de mercado: previsão de demanda, custos, receitas e resultados. O livro é dirigido para habilitar os estudantes na realização de estudos de mercado no setor de transporte aéreo. Assim, os capítulos serão finalizados com questões para revisão discussão do conhecimento, Leituras adicionais e outros elementos que se tornem apropriados para fixar o conhecimento. Para mais informações, clicar AQUI

 


 

O Negócio da Cidade: Evolução e Perspectivas da Cidade Comtemporânea

 

A Mauad editora, o Instituto Inverde, a livraria da travessa de Ipanema e o autor Manuel Herce lançam o livro "O Negócio da Cidade" Evolução e Perpectivas da cidade comtemporânea no próximo dia 16 de novembro, a partir das 19 horas na livraria da travessa - Ipanema, localizada na rua visconde de pirajá, 572, ipanema, Rio de Janeiro. Para mais informações sobre esta obra clique AQUI 

 

 

 

Transporte, uso de energia e impactos ambientais: Uma Abordagem introdutória

 

Financiada pela OHL Brasil, a publicação contou com a colaboração de diversos especialistas em segurança viária do Brasil e exterior e foi escrita por Archimedes Azevedo Raia Jr., professor do DECiv/PPGEU da UFSCar; Antonio Clóvis Coca Pinto Ferraz, professor do Departamento de Transportes da EESC; Tiago Bastos e Karla Rodrigues, doutorandos em Engenharia de Transportes pela EESC; e Bárbara Stolte Bezerra, professora da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru.
A obra possui 18 capítulos, nos quais são oferecidas informações sobre a acidentalidade viária no Brasil e no mundo. Publicado pela Editora Suprema, o livro reúne a experiência dos autores nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos anos, oferecendo uma alternativa para o setor de trânsito. Segundo eles, a violência no trânsito não é problema simples de ser enfrentado. Ao contrário, trata-se de questão complexa que exige abordagem científica e multidisciplinar. Os organizadores também ressaltam a importância da discussão, já que pesquisas têm apontado um número crescente dos acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, por exemplo, no ano de 2010 aconteceram mais de um milhão de acidentes, deixando 500 mil pessoas feridas com sequelas definitivas e 42 mil mortos.
A publicação, endereçada a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de trânsito, apresenta, de forma sintética e prática, os princípios que devem nortear a busca por uma maior segurança viária.
 
 
O Professor Marcio Dagosto lançou o livro "Transporte, uso de energia e impactos ambientais: uma abordagem introdutória" pela Editora Elsevier. Com ênfase na operação dos transportes, esta obra preenche lacuna na formação de engenheiros e mostra diretrizes para um planejamento eficiente de consumo de energia no setor.
 
Para mais informações, clique aqui (release) e aqui (sumário).
 
 
 

 

Projeto e Cidade: Centralidades e Mobilidade Urbana

 

Projeto e Cidade: Centralidades e Mobilidade Urbana

 

Este Livro é resultado de  projeto patrocinado pelo CNPq   e contou com a participação de treze pesquisadores. Tem como propósito pesquisar os elementos  que conformam a estrutura espacial das cidades brasileiras – os centros e subcentros urbanos – e sua relação com a mobilidade urbana sustentável, para embasar a elaboração de políticas públicas concebidas de forma integrada e voltadas à melhoria da mobilidades nas cidades brasileiras.. Para mais informações sobre esta obra clique AQUI 

 


 

Segurança Viária

 

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Financiada pela OHL Brasil, a publicação contou com a colaboração de diversos especialistas em segurança viária do Brasil e exterior e foi escrita por Archimedes Azevedo Raia Jr., professor do DECiv/PPGEU da UFSCar; Antonio Clóvis Coca Pinto Ferraz, professor do Departamento de Transportes da EESC; Tiago Bastos e Karla Rodrigues, doutorandos em Engenharia de Transportes pela EESC; e Bárbara Stolte Bezerra, professora da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru.
A obra possui 18 capítulos, nos quais são oferecidas informações sobre a acidentalidade viária no Brasil e no mundo. Publicado pela Editora Suprema, o livro reúne a experiência dos autores nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos anos, oferecendo uma alternativa para o setor de trânsito. Segundo eles, a violência no trânsito não é problema simples de ser enfrentado. Ao contrário, trata-se de questão complexa que exige abordagem científica e multidisciplinar. Os organizadores também ressaltam a importância da discussão, já que pesquisas têm apontado um número crescente dos acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, por exemplo, no ano de 2010 aconteceram mais de um milhão de acidentes, deixando 500 mil pessoas feridas com sequelas definitivas e 42 mil mortos.
A publicação, endereçada a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de trânsito, apresenta, de forma sintética e prática, os princípios que devem nortear a busca por uma maior segurança viária.
Financiada pela OHL Brasil, a publicação contou com a colaboração de diversos especialistas em segurança viária do Brasil e exterior e foi escrita por Archimedes Azevedo Raia Jr., professor do DECiv/PPGEU da UFSCar; Antonio Clóvis Coca Pinto Ferraz, professor do Departamento de Transportes da EESC; Tiago Bastos e Karla Rodrigues, doutorandos em Engenharia de Transportes pela EESC; e Bárbara Stolte Bezerra, professora da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru.
A obra possui 18 capítulos, nos quais são oferecidas informações sobre a acidentalidade viária no Brasil e no mundo. Publicado pela Editora Suprema, o livro reúne a experiência dos autores nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos anos, oferecendo uma alternativa para o setor de trânsito. Segundo eles, a violência no trânsito não é problema simples de ser enfrentado. Ao contrário, trata-se de questão complexa que exige abordagem científica e multidisciplinar. Os organizadores também ressaltam a importância da discussão, já que pesquisas têm apontado um número crescente dos acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, por exemplo, no ano de 2010 aconteceram mais de um milhão de acidentes, deixando 500 mil pessoas feridas com sequelas definitivas e 42 mil mortos.
A publicação, endereçada a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de trânsito, apresenta, de forma sintética e prática, os princípios que devem nortear a busca por uma maior segurança viária.
 

 


 

Segurança no Trânsito      

 

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No final de 2008, foi publicado o livro “Segurança no trânsito”, pelos engenheiros Antonio Clóvis Coca Pinto Ferraz, Archimedes Raia Jr. e Bárbara Bezerra, através do NEST (Núcleo de Estudos Sobre Trânsito) da USP (Universidade de São Paulo) e do NESTRAN (Núcleo de Estudos Sobre Trânsito), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A obra tem 16 capítulos com visão bastante abrangente em relação ao que está relacionado com a segurança no trânsito. Busca ainda ser prática e delinear caminhos, trazendo uma fundamentação sobre a acidentalidade viária, englobando os fatores de risco associados à ocorrência e à sua severidade. Procura abordar, também, as técnicas de avaliação de conflitos de tráfego, auditoria de segurança viária e enfoca de maneira objetiva os três “Es” da segurança: engenharia, educação e esforço legal, além de aspectos importantes ligados à medicina de tráfego e à psicologia do trânsito. Finalmente, propõe ações para reduzir o problema e apresentaconceitos relacionados à avaliação econômica de projetos de segurança no trânsito.



 
Teoria das Filas

 

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As filas de espera por serviços fazem parte do dia a dia dos indivíduos na sociedade  moderna  e,  como  não  podem  ser  evitadas,  tendem  a  ser Atoleradas, apesar dos atrasos e  inconveniências que causam.Entretanto, os processos geradores de  filas podem ser estudados e dimensionados de forma a aliviar os prejuízos em tempo e produtividade assim como as perdas financeiras que elas acarretam.

Esses estudos permitem determinar e avaliar quantidades, denominadas medidas de desempenho, que expressam a produtividade/operacionalidade dos sistemas. Essas medidas  são  importantes para a  tomada de decisão no que  se  refere à modificação ou manutenção da operação do sistema, facilitando   o dimensiona-mento  racional da  infra-estrutura, de  recursos humanos e  financeiros, de equi-pamentos e  instalações, visando um melhor desempenho global.

 


 
 
Estudos de Pólos Geradores de Tráfego e de Seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes

 

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O presente trabalho tem o propósito de sistematizar o conhecimento disponível na literatura consultada sobre os impactos nos sistemas viários e de transportes provenientes da implantação de pólos geradores de tráfego (PGTs). Nesse sentido, procura-se documentar procedimentos, métodos,  modelos, parâmetros e informações utilizadas na análise da implantação de PGTs em áreas urbanas, com ênfase nos seus aspectos de tráfego e transportes. Tendo-se como base de comparação os estudos dos PGTs nos EUA, em vista do seu pioneirismo nesse assunto, e agregando dados obtidos por meio de levantamentos de campo realizados em nosso país, buscar-se-á estudar e analisar os principais tipos de PGTs existentes, com atenção especial dada aos shopping centers e com apresentação também de alguns estudos sobre os supermercados brasileiros.

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Avaliação de Impactos Ambientais : Aplicação aos Sistemas de Transportes

 

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A Simulação e a Teoria das Filas são ferramentas poderosas para projetar instalações de Pólos Geradores de Viagens como para analisar os seus impactos no desempenho de redes e sistemas viários e de transportes. Neste sentido, as Editoras Blucher e Interciência vêm lançando Livros sobre estas técnicas como também publicou o livro denominado "Avaliação de Impactos Ambientais : Aplicação aos Sistemas de Transportes".

 

 

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Simulação de Tráfego - Conceitos e Técnicas de modelagem

 

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Esta obra foi elaborada com vista a sistematizar e documentar os principais conceitos e aspectos associados à simulação de eventos discretos, através de computadores digitais, bem como as suas técnicas e fundamentos de modelagem. Uma maior ênfase é dada à abordagem das três fases e à representação através do Diagrama de Ciclo de Atividades, que são elementos fundamentais ao uso e à compreensão das ferramentas e linguagens clássicas de simulação. Apesar das potencialidades da adoção dessa ferramenta no suporte ao processo de decisão em distintos setores socioeconômicos, este livro destaca seu emprego no enfrentamento de problemas de tráfego, particularmente o rodoviário, mas extensivo a outros modalidades, como a aérea, aquaviária e ferroviária.

 


 
 
 

 

Capítulos

 

Projeto e Cidade - Mobilidade e Acessibilidade no contexto metropolitano de Goiânia

 

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Análise dos PDs da RMG – KNEIB, E. C. (org.) (2016) Mobilidade e acessibilidade no contexto metropolitano e regional. 3ª ed. Goiânia: Editora UFG. P. 341-365.  
O artigo faz parte da coletânea de trabalhos desenvolvidos por alunos e orientadores da Universidade Federal de Goiás marcando assim o primeiro ciclo de cinco anos do curso de Arquitetura e Urbanismo nesta instituição. Com vistas para a oferta de contribuições para o planejamento integrado da Região Metropolitana de Goiânia - RMG, e com ênfase no tema da mobilidade urbana, o referido artigo desenvolve uma análise de planos diretores dos municípios componentes da RMG. Apesar da importância deste instrumento de planejamento urbano, o estudo revela deficiências e até mesmo ausência de Planos Diretores em alguns dos municípios e dá diretrizes para o desenvolvimento de um Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Ver PDF

 


 

 

Projeto e Cidade - Ensaios Acadêmicos

 

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Em busca de um novo paradigma - KNEIB, E. C. (org.) (2013) Projeto e cidade: ensaios acadêmicos. Erika Cristine Kneib, organizadora. - Goiânia: Funape. P. 69-88. 
Como um dos produtos do projeto de extensão intitulado "Construindo um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia", o referido artigo é fruto de estudos e reuniões desenvolvidos por docentes e discentes da Universidade Federal de Goiás, bem como técnicos e gestores municipais. Em busca de uma melhor compreensão acerca da temática da mobilidade urbana no contexto da cidade de Goiânia, o artigo aprofunda a temática e relata a experiência que reuniu poder público e universidade. Ver PDF
 
Requalificação de centros urbanos - KNEIB, E. C. (org.) (2013) Projeto e cidade: ensaios acadêmicos. Erika Cristine Kneib, organizadora. - Goiânia: Funape. P. 41-68.  
O referido artigo explora métodos de requalificação urbana de áreas centrais e dá ênfase na teoria de Manuel de Solà Morales como ferramenta teórico-conceitual. Esta, por sua vez, desenvolve diretrizes para o tratamento das denominadas "bordas do centro". Neste trabalho, também é relatada a aplicação da abordagem teórica em um estudo de caso na cidade de Goiânia, o que contribuiu para a identificação de fortes relações entre o centro da referida cidade e alguns de seus entornos, bem como a necessidade de requalificação destas áreas. Ver PDF

 


  

 

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