Gostaríamos de compartilhar a nota publicada pelo IPEA sobre a situação da Covid-19 e o acesso da população aos serviços de saúde nas 20 maiores cidades do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique AQUI.
Essa nota é um dos resultados do “Projeto Acesso a Oportunidades” que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. Para mais informações, clique AQUI.
Esse Projeto é coordenado pelo pesquisador Rafael Pereira, cuja tese de doutorado também pode ser encontrada no site da Rede. Para consultá-la, clique AQUI.
Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países, e fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar AQUI.
Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.
Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.
clique AQUI para visualizar o artigo.
Public Transportation Systems, Spring 2017 (com 17 vídeos e atualizado em 10 de mai. de 2019)
Theory of City Form, Spring 2013 (com 27 vídeos e atualizado em 30 de jun. de 2014)
Em 20 de setembro de 2018, este Seminário foi proferido no PET-COPPE/UFRJ pelo Professor Marcelo Herz da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Nesta ocasião apresentou uma síntese do Curso de 60 horas denominado “Impacto Ambiental del Transporte” e ministrado na “Maestria em Ciencias de la Ingenieria: Transporte”. Segue em anexo arquivo apresentado neste evento que fornece conceitos e metodologias de muita utilidade não só nos Estudos de Impactos de PGV como em Planos de Mobilidade.
Em função do Interesse da comunidade Acadêmica em estudar as Universidades e seus padrões de viagens na busca por soluções que promovam uma mobilidade mais sustentável e que possa ser estendida a toda a cidade, abrimos uma pasta com publicações sobre este assunto, que encontra-se atualizada, inclusive com artigos apresentados no 34 Anpet 2020 (clique aqui). Nos envie sua contribuição.